7 dicas para cuidar da aparência do seu Posto de Combustíveis

7 dicas para cuidar da aparência do seu Posto de Combustíveis

28 de outubro de 2019 / noticias / Comments (0)

Se você não pensa na aparência do seu posto de combustíveis, procure apenas analisar a seguinte questão: você procura um restaurante para almoçar com sua família em uma cidade desconhecida e encontra dois estabelecimentos.

 

Um deles, descuidado, com aparência suja e desleixada, enquanto o outro mostra uma fachada limpa, bem cuidada, com mesas bem-dispostas e toalhas limpas.

 

Qual deles você escolhe?

 

É uma pergunta simples de responder. E a mesma resposta você pode encontrar nos clientes que compram no seu posto de combustíveis. Se o estabelecimento não estiver com boa aparência, se não houver cuidados com a limpeza, certamente um cliente novato não vai retornar nunca mais. Por esse motivo, elencamos abaixo algumas dicas importantes para cuidar da aparência de seu estabelecimento. São elas:

 

1. Garanta os cuidados gerais

O ramo de postos de combustíveis está repleto de empresários que não dão atenção às características mais básicas de seu espaço. Paredes com pintura descascando, portas estragadas, sinalização ruim, entre outras. São vários os itens que, por mais simples que pareçam, mudam totalmente a aparência do posto.

Crie o hábito de avaliar periodicamente a pintura das paredes e do chão do posto. Não deixe que o ambiente desenvolva uma aparência que indique sujeira e malcuidado. O primeiro passo para que um cliente confie na qualidade do produto que uma empresa vende é constatar que o local está limpo e preservado.

Substitua itens danificados ou quebrados e fique atento às áreas de circulação de clientes, como o caixa e até mesmo os banheiros.

 

2. Destaque sua marca

É essencial não só preservar, mas também dar o devido destaque à sua marca. Caso ela esteja suja ou mal localizada, o cliente não se lembrará do seu posto. E isso significa que ele só voltará por mero acaso.

Invista em outdoors localizados nos pontos de maior visibilidade do seu estabelecimento. Lembre-se de considerar as características do trânsito na região e calcular em que ponto ele será melhor visto por quem passa. E jamais deixe-o sujo ou com a pintura saindo.

Muitas vezes, a exposição da marca é o diferencial que faz com que o motorista lembre-se de que precisa abastecer.

 

3. Fique atento à iluminação

Um estabelecimento bem iluminado remete diretamente a um local seguro. Isso vale tanto para o posto quanto para os pontos de exposição da sua marca. Afinal, é fácil entender que ninguém se sente atraído a parar seu veículo em um posto escuro.

Invista em lâmpadas de qualidade e mantenha o local sempre bem iluminado. Considere a utilização de lâmpadas de LED, pois, além de serem mais econômicas e duráveis, são mais eficazes. E não se esqueça dos outdoors!

Quem dirige a noite costuma ser guiado, basicamente, pelas luzes de trânsito. Se possível, instale placas iluminadas ou com pintura reflexiva. Não dá para arriscar perder um cliente pela de visibilidade noturna do posto.

 

4. Estabeleça entradas e saídas acessíveis

A disposição dos carros dentro do estabelecimento interfere diretamente na experiência do cliente enquanto está abastecendo. Não há nada pior que um motorista que entra em um posto de combustíveis e não sabe exatamente para onde deve ir. Alinhamento ruim das bombas ou entrada numa posição muito desfavorável transforma o ato de abastecer em um momento de estresse.

É fundamental facilitar o acesso às bombas e sinalizar claramente qual é o combustível disponível em cada uma delas. O motorista deve saber de forma intuitiva para onde ir, como se conhecesse o posto há anos.

Evite, também, colocar a saída muito perto da entrada. O trânsito de veículos acaba gerando situações desconfortáveis para a circulação dos clientes e pode até causar acidentes.

 

5. Forneça uniformes à equipe de funcionários

Você já passou pela situação de entrar em uma loja para comprar algo e não saber identificar os funcionários? Se sim, com certeza sabe da confusão que isso causa. Portanto, forneça uniformes e crachás que sejam de fácil identificação, além dos equipamentos de segurança necessários.

Isso ajuda na dinâmica do funcionamento do posto e atrai mais clientes. Assim que um veículo entra no posto, o motorista identifica prontamente com quem conversar.

E não se esqueça de expor nos uniformes a sua marca. A experiência tida pelos clientes será relacionada ao seu posto e ele estará mais propenso a voltar para abastecer novamente.

 

6. Mantenha organização

Um posto de combustíveis possui uma infinidade de objetos e equipamentos destinados a diferentes tarefas, desde baldes e panos até máquinas de cartões e itens do caixa. De nada adianta criar um espaço intuitivo de movimentação para os veículos se sua equipe não mantém a organização, deixando objetos espalhados em locais onde não deveriam estar.

Por isso, manter o posto bem organizado causa uma ótima impressão quanto ao seu funcionamento. Além de mostrar de forma clara aos clientes que o serviço é realizado de forma séria, essa ação elimina o risco de perda de equipamentos importantes, como as máquinas de cartão, ou mesmo o atraso no atendimento.

A organização é um dos pilares de sustentação de uma equipe eficiente. Por melhor que sejam os profissionais, um ambiente bagunçado atrapalha o seu serviço. E quando o assunto é um posto de combustíveis, vale lembrar que toda a dinâmica interna está visível aos clientes. Já imaginou se o cliente não consegue realizar o pagamento simplesmente porque o frentista não encontra a máquina de cartão?

Por isso, aposte em treinamentos que tornem os funcionários mais disciplinados e organizados.

 

7. Invista em comunicação visual

Uma comunicação visual eficiente é aquela que faz o cliente se sentir naturalmente atraído pelo seu produto. A pintura de faixas pode colaborar para facilitar a identificação das áreas de circulação e parada dos veículos para abastecimento. Cuidados como a retirada dos lixos e limpeza do piso também são diferenciais para que o motorista se sinta mais à vontade.

Além disso, o próprio marketing está atrelado a essa questão. Desenvolva panfletos, cartões, cartazes e faixas que indiquem promoções e prêmios eventualmente oferecidos pelo seu posto. A criação de um programa de fidelidade é outra ferramenta extremamente interessante para que sua marca se consolide entre os clientes.

Fique atento a essas dicas para que seu posto atraia mais clientes por meio de um impacto visual positivo!

 

 

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