A importância do certificado digital para as empresas

A importância do certificado digital para as empresas

3 de julho de 2019 / noticias / Comments (0)

Com o avanço tecnológico, tornou-se essencial para a sobrevivência e segurança dos negócios o uso do certificado digital. E aí? Sua empresa já possui essa certificação? Mas afinal de contas, quais as vantagens de possuir o Certificado Digital?
Pensando em sanar suas dúvidas sobre esse tema, listamos as principais vantagens em possuir o Certificado Digital para melhorar o cotidiano da sua empresa. São elas:

 

Melhoria na agilidade dos processos
Por intermédio do certificado digital é possível ter mais agilidade nos processos. A emissão e assinatura de documentos fiscais e declarações podem ser feitas rapidamente através de um computador conectado à internet.
O fato de ter acesso a vários dados através de um certificado digital torna tudo mais ágil: bastam alguns cliques e todas as informações referentes à sua empresa estarão disponíveis para a consulta.

 

Redução de burocracia no trabalho
Com o uso do certificado digital é possível utilizar os serviços de cartórios digitais, como reconhecimento de firma e autenticação de documentos. Dessa forma, os empresários conseguem eliminar custos, além de obterem um ganho de tempo considerável para dedicar em tarefas realmente importantes para o negócio. Segurança nas transações online
Possuir a assinatura digital traz mais segurança nas transações online. A assinatura é criptografada e homologada, de modo que é impossível falsificá-la. É aceita somente se for reconhecida por alguma autoridade certificadora, então não tem como fraudar o documento e ninguém poderá se passar por outra pessoa.
Esse benefício é importante principalmente na realização de transações bancárias através da internet.

 

Facilidade com o Imposto de Renda
Mediante o uso do e-CNPJ, o contribuinte consegue acessar um extrato detalhado da declaração de Imposto de Renda de sua empresa. Caso exista alguma divergência, poderá providenciar as devidas correções.

 

Acesso ao e-CAC da Receita Federal
Usando o certificado digital, o empresário consegue resolver a maioria dos problemas ou situações de dentro de sua empresa. Basta acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para conseguir organizar dados cadastrais, emitir a segunda via do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), agendar atendimento nas unidades da Receita Federal, entre outras possibilidades.

Diante de todas as vantagens e comodidades que o uso do certificado digital traz aos empresários, fica muito visível a importância de possuir esta assinatura. Para adquirir um certificado digital, basta acessar o site de uma empresa credenciada e efetuar a compra. Os passos para realizar este procedimento serão indicados no site, e após a aquisição, recomenda-se que a senha não seja fornecida a terceiros.
Se você gostou deste post, siga-nos nas redes sociais para acompanhar todas as atualizações.

Tags: