A importância no uso de Tecnologias para o Varejo

A importância no uso de Tecnologias para o Varejo

23 de julho de 2019 / noticias / Comments (0)

Que a tecnologia veio para facilitar nossa vida, isso todo mundo já sabe. Mas você está usando essa ferramenta para melhorar a rotina do seu varejo? Você sabe o quanto ela pode aumentar seu faturamento e simplificar os processos do seu comércio?
Se sua resposta foi negativa, vale a pena conferir a seguir 4 tecnologias para que o varejo possa aumentar as vendas e melhorar a satisfação do cliente em seu estabelecimento. Confira!

 

Inteligência de merchandising
Quando um apresentador de TV fica de olho na audiência ao vivo e nas menções no Twitter, é para conduzir as atrações de forma a atrair e reter o público e aumentar o engajamento. Do mesmo modo, qualquer varejista consegue hoje acompanhar em tempo real quantas pessoas entraram na loja ao longo do dia e quais áreas mais atraíram o interesse ou causaram problemas.
Prestando atenção ao que funciona, o gerente altera layouts e ajusta campanhas ao longo da semana. As ferramentas usadas para entender esse cliente são duas:
• Enumeração de pessoas: realizada na entrada da loja, facilita ver os picos de visitação e remanejar colaboradores para um atendimento otimizado;
• Mapas de calor: evidenciam onde concentraram-se mais clientes e auxiliam a descobrir o que realmente tem bons resultados nas gôndolas e mostruários.

 

Perfil demográfico do cliente
A análise demográfica permite saber se, nas semanas anteriores às datas comemorativas, há mudança no perfil do público. Conhecimento que orienta ações de Marketing em favor de uma experiência ainda melhor para os clientes.
Isso também vale para medir a efetividade de campanhas criadas para atingir um público específico (se um shopping investe em ações para incrementar a visitação de mulheres entre 30 e 50 anos, por exemplo, é importante saber se teve sucesso). Afinal, a presença do cliente naquele espaço e seu perfil são dicas valiosas.

 

Gestão de filas
Uma tendência forte é o próprio varejista determinar o número máximo de pessoas na fila. Isso mesmo: quem vai determinar o tamanho da fila não é o cliente. A tecnologia é bem interessante.
Assim que a câmera percebe a chegada de uma pessoa além do estipulado, ela envia um comando para que um novo caixa seja aberto, e ainda envia, na mesma hora, uma mensagem ao celular do gerente.

 

Sistemas de som inteligentes
É ótimo estar na fila para pagar e ouvir, pelos alto-falantes embutidos no teto, que existem caixas sem filas no piso superior. Também é difícil resistir ao impulso das ofertas-relâmpago anunciadas pelo sistema de som no final de semana.
Esses anúncios, que podem ser pré-gravados ou ao vivo usando um microfone causam um impacto evidente. Outros efeitos passam mais despercebidos, mas também auxiliam para o bem-estar do cliente, como por exemplo, quando a loja toca uma música tranquila, o cliente tende a prolongar sua permanência.

 

Reunimos estas dicas para fazer do seu empreendimento um grande sucesso e alavancar ainda mais sua marca! Gostou? Então compartilha nas redes sociais ou clique aqui e tenha acesso a mais conteúdos relevantes.

Tags: ,