O que é TEF e POS

O que é TEF e POS

5 de julho de 2019 / noticias / Comments (0)

Se você é proprietário de um Posto de Combustíveis ou pretende se tornar um, já deve ter ouvido falar sobre o sistema TEF e a máquina de POS.
Se sua resposta foi positiva, esta será uma ótima oportunidade de conhecer ainda mais esses sistemas. Já se você não conhece, nós te convidamos a descobrir como eles funcionam e como podem te dar mais agilidade no atendimento ao cliente e na gestão financeira do seu Posto de Combustíveis. Para saber mais sobre o POS TEF, é só continuar a ler nosso conteúdo.

 

Afinal de contas, o que é TEF?
O TEF, sigla para Transferência Eletrônica de Fundos, é um sistema que permite transações financeiras por meio da comunicação entre sua automação comercial e as adquirentes, que são empresas que fazem a liquidação financeira de pagamentos eletrônicos.
O TEF age na comunicação entre o estabelecimento comercial e as administradoras de cartão, possibilitando as vendas por cartões de crédito, débito e outras formas de pagamento eletrônico.

 

Por que investir em TEF?
Uma solução TEF oferece duas principais vantagens para o seu posto: segurança e organização.
O sistema centraliza e controla todas as transações por pagamentos eletrônicos realizadas no seu comércio, além de fazer a conciliação com os recebimentos dos bancos.
Uma facilidade que os sistemas TEF também costumam oferecer é o acesso a relatórios em tempo real. Desta forma, você consegue prever entradas e saídas de receita e organizar com mais precisão seu fluxo de caixa.
Além disso, o TEF amarra a venda à emissão do cupom fiscal e envia automaticamente as movimentações para o fisco para que seu comércio fique livre de surpresas em uma eventual ação de fiscalização.

 

Veja os diferentes tipos de TEF
Existem alguns tipos de TEF disponíveis no mercado e recomenda-se cada modelo de acordo com o tipo de comércio, necessidades e porte do negócio. São eles:
• TEF discado
• TEF IP
• TEF dedicado
O TEF discado, por exemplo, faz a conexão entre seu estabelecimento e as administradoras de cartão através de linha telefônica. Já o TEF dedicado utiliza uma conexão oferecida pelas próprias operadoras de telefonia. Este modelo oferece mais rapidez nas transações, característica essencial para quem tem um comércio de grande movimento e preza pela agilidade no atendimento ao cliente.

 

Do que você precisa para ter um TEF?
Se você está decidido a colocar um sistema TEF em seu comércio, você vai precisar de 3 elementos para que ele funcione adequadamente:
• TEF House: é a empresa responsável por desenvolver o sistema TEF e oferecer suporte técnico se o TEF não estiver operando normalmente.
• Integradora ou Softhouse: é a empresa responsável por revender o software desenvolvido pela TEF House, fornecer a automação comercial (equipamentos de automação e sistema ERP), realizar a integração entre as soluções e dar suporte ao cliente.
• Adquirente: é a empresa responsável por negociar as taxas de transação dos pagamentos eletrônicos e integrar com o TEF para autorizar as transações.

 

TEF é obrigatório?
Muitos empresários têm dúvidas sobre a obrigatoriedade do sistema TEF.
A fim de impedir a sonegação de impostos o uso do TEF é obrigatório em alguns estados do Brasil para aqueles que aceitam pagamentos com cartão de crédito.
Isso se dá porque o TEF faz o registro de todas as saídas de mercadorias do posto, amarrando as vendas à emissão do cupom fiscal, de modo que a taxação de impostos acontece de forma mais organizada.
Se você tem dúvidas sobre a obrigatoriedade do TEF no seu estabelecimento, consulte seu contador para saber das regras fiscais vigentes no estado em que você atua.

 

E a máquina de POS, o que significa?
A máquina POS é uma tecnologia que permite efetuar uma compra de produtos ou serviços sem o uso de dinheiro efetivo, pois esta máquina trabalha basicamente online e com os cartões de crédito ou débito dos clientes. Ela permite efetuar uma transação de maneira simples, rápida e segura, já que o dinheiro utilizado permanece na conta bancária.
Sem exagero, podemos dizer que esta máquina revolucionou notavelmente o comércio varejista, porque antes de sua chegada era necessária uma consulta telefônica à empresa emissora do cartão de crédito para autorizar sua transação, como também o preenchimento de um formulário. Normalmente era difícil estabelecer uma comunicação com a empresa do cartão e assim o procedimento se tornava muito lento. Com o surgimento da máquina POS que escaneia, autoriza o pagamento e inclusive admite assinaturas digitais, o processo passou a ser mais rápido e melhorado.

 

Agora que você já entendeu o que significa o POS TEF, que tal conhecer uma solução?
A Redesoft lançou mais um produto revolucionário no mercado. Usamos o melhor do sistema TEF e unimos a tecnologia da máquina POS para produzir o b2click POS. Com ele, sua empresa terá a praticidade do POS e a segurança do TEF em suas vendas com cartão.
Através desta inovação, seu estabelecimento oferecerá comodidade, agilidade e fidelização aos seus clientes. O terminal será capaz de emitir documento fiscal NFC-e ou CF-e-S@T e o comprovante da operação com cartão.

 

Então, o que você está esperando para entrar em contato com um dos nossos atendentes e adquirir agora esta tecnologia.

Tags: ,