Por que investir em um software de automação comercial?

Por que investir em um software de automação comercial?

25 de março de 2019 / noticias / Comments (0)

Investir em processos automatizados para o dia a dia do seu empreendimento, gera vantagens competitivas importantes no ramo do comércio e varejo. Pensando em te oferecer subsídios para se convencer que se trata de uma excelente escolha para sua empresa, apresentamos 8 razões para investir nessa tecnologia. Confira!

 
1. Redução de custos
O software de automação comercial tem a função de controlar e gerenciar processos internos e fiscalizar possíveis erros. Portanto, a redução de custos é um impacto direto do uso dessa estratégia, porque a quantidade de retrabalho é reduzida. Ou seja, o tempo e a mão de obra são mais bem aproveitados.

 
2. Melhoria na logística
Um desafio para o varejista é conseguir controlar bem o estoque, evitando ter muitos produtos armazenados, mas, ao mesmo tempo, suprindo as demandas dos clientes. Com o software de automação comercial, o processo da logística funciona melhor, porque controla a entrada e a saída de mercadorias, tendo um cenário real do que está estocado.

 
3. Diminuição de atividades que não agregam valor
Existem tarefas burocráticas que, apesar de serem necessárias, não devem tomar muito tempo dos colaboradores, porque não agregam valor ao cliente. Essas tarefas podem ser repassadas para um software de automação comercial, que fará o gerenciamento das atividades.

 
Um exemplo é a apuração de impostos. Essa tarefa é importante para a empresa, mas não traz retorno direto ao cliente. No entanto, o software de automação comercial traz mais segurança ao fazer a apuração dos tributos e das informações que devem ser prestadas ao Fisco. Dessa forma, a empresa pode organizar-se melhor e fazer seu planejamento tributário.

 
4. Controle sobre as vendas
O software de automação comercial permite monitorar a lucratividade das vendas em tempo real, além de também apresentar o desempenho dos vendedores e as entradas e saídas de produtos. Assim, o dono do negócio pode tomar decisões mais assertivas.

 
5. Gestão do relacionamento com os clientes
Para aumentar as vendas e o número de clientes, todo negócio precisa despender atenção ao consumidor, conquistando sua confiança e fidelização. Essa tarefa fica mais fácil com a automação comercial, porque o software apresentará os dados dos clientes e permitirá gerenciar o envio de mensagens automaticamente, recompensar aqueles clientes que têm maior histórico de consumo e tomar outras ações no sentido de fidelizar o consumidor.

 
6. Controle sobre o faturamento
O controle dos processos internos implica, automaticamente, no conhecimento das entradas e saídas de recursos financeiros. Isso significa que a automação comercial permite ter mais controle sobre o faturamento. Caso o saldo seja negativo, o varejista pode verificar se o problema está no atendimento, nos produtos vendidos, na precificação ou se está na gestão do caixa.

 
A partir desses indicadores, o gestor também pode decidir quais estratégias adotar. Por exemplo, caso o problema identificado esteja nos produtos vendidos, uma ideia é aumentar o mix ofertado ou até mesmo substituir algumas mercadorias por outras, que atendam às necessidades dos clientes.

 
7. Impulso para as vendas
Sem vender, o varejista não vai ter sucesso em seu negócio. Porém, para ter um resultado positivo nas vendas, o primeiro passo é conhecer o público-alvo, seus desejos e suas necessidades. Apreendendo essas informações, chega a hora de atender o cliente e identificar o que pode estar ocasionando a perda de vendas no seu negócio.

 
Por exemplo, o problema pode estar no tamanho da fila para pagamento, porque seu cliente entende que suas expectativas não foram atendidas ou por outros motivos. Detectando a razão de queda nas vendas, o lojista consegue traçar estratégias para melhorar esse indicador.

 
8. Melhoria no atendimento
Atualmente, os clientes desejam ser atendidos de forma personalizada e rápida. No caso do uso do software de automação comercial, a empresa consegue acessar os dados dos clientes e identificar seus desejos, oferecendo os produtos que estejam de acordo com a necessidade deles de maneira mais ágil. Ou seja, a automação comercial traz diversos benefícios a empresas de todos os portes, permitindo ao varejista tomar decisões mais assertivas, devido aos dados acessíveis e à visão ampla do negócio proporcionada por essa ferramenta. Por meio do uso desse recurso, dados financeiros, de clientes e outros estão integrados, identificando-se a necessidade de adotar novas ideias e fazer investimentos.

 
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