Por que investir em um software de gerenciamento de estoque

Por que investir em um software de gerenciamento de estoque

26 de agosto de 2019 / noticias / Comments (0)

Depender de um controle manual ou com base em planilhas de dados toma muito tempo do processo operacional da sua empresa e isso pode estar acarretando em prejuízos para a sua gestão. Você já havia parado para pensar nisso? Já se deu conta de como a utilização de um Software de Controle de Estoque pode agilizar os processos do seu empreendimento?
Pensando em demonstrar todas as vantagens de automatizar sua gestão de estoque disponibilizamos 6 motivos para você investir nessa tecnologia. Confira:

 

1. Redução De Erros
No meio de tanta demanda de serviços, acaba sendo impossível evitar que alguma situação não seja notada. Contudo, mesmo que um erro pareça insignificante, pode causar dificuldades na hora de conciliar os dados, resultando em problemas nos processos contábeis e gerenciais.
Com o passar do tempo, esses pequenos erros podem trazer grandes transtornos para a empresa. Investir em um sistema de controle de estoque que permite criar um checklist de verificação customizado para atender as necessidades da sua empresa ajuda a prevenir esse tipo de problema e reduzir o índice de erros.

 

2. Otimização Dos Processos
Com um sistema de controle de estoque, você informatiza seus processos internos e elimina processos arcaicos, que demandam uso de papel ou planilhas. Com todos os processos de verificação e controle de estoque organizados em forma de checklist no sistema, você ganha tempo na gestão. Afinal, os processos ficam centralizados, padronizados e de fácil acesso para a equipe.
Todas essas facilidades e agilidades asseguram não apenas a otimização dos processos referentes à gestão de estoque como de vários setores do negócio.
O controle de estoque tem uma grande participação nos processos de uma empresa que possui bom volume de vendas. E, se esse controle for manual, as informações podem não apresentar a fluidez necessária e a produtividade talvez não seja a melhor possível.
Vários processos manuais ficam automatizados com um bom sistema de controle, proporcionando mais clareza no fluxo de informações e agilidade, minimizando erros e ajudando sua organização a crescer!

Lembrete: O b2click FOOD realiza o controle de mesas e comandas, possibilita transferências de consumos entre comandas, fechamento de contas de forma unificada ou individualizada, entre outras. Gerenciamento em tempo real do consumo existente em cada comanda, produzindo indicadores de perfil de consumo atual, tempo de permanência, ticket médio, dentre outros.

 

3. Maior Controle Do Inventário De Estoque
O inventário de estoque é um processo básico do controle da armazenagem: é um levantamento de tudo o que está dentro dela. O resultado é cruzado com os registros, de modo a verificar se há alguma inconsistência.
Caso a sua empresa mantenha somente registros feitos de forma manual, existe uma enorme chance de que estejam incoerentes. Nessa situação, o inventário de estoque não surte o efeito que deveria. Cruzar os dados da contagem com o que está registrado no sistema é muito mais eficaz.
Além de não haver margem para falha humana, a exigência de uma senha garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao software, diminuindo drasticamente as chances de adulteração.

Lembrete: No b2click FOOD, seu negócio terá controle do movimento de estoque através de relatórios específicos que identificam onde houve a entrada ou a saída do produto e a que preço. E para verificar passo a passo como se chegou a este custo emita o relatório de análise de custos e entenda sua formação. Emita relatórios de Ranking de produtos, posições de estoques em datas passadas e inventário.

 

4. Praticidade
Existem sistemas de controle de estoque que possuem a sua operação na nuvem e são totalmente online. Por isso, podem ser conectados em qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de instalação em um servidor específico.
Já uma planilha oferece risco caso esteja armazenada em um computador específico, visto que existe a possibilidade de o computador ser furtado ou corrompido.

 

5. Emissão De Relatórios Gerenciais
Um sistema de controle de estoque possibilita a geração de uma série de relatórios para que você possa tomar decisões a partir de dados concretos. O relatório de curva ABC de vendas por produtos é um deles, que demonstra os produtos mais importantes para seu negócio, tanto em relação aos itens mais comercializados quanto em relação à lucratividade e ao faturamento criados por cada um deles.
Portanto, é um relatório essencial para auxiliar no planejamento de compras e montagem de estoque. Contar com um sistema de gestão de estoque facilita muito a construção dessa curva.
Para isso, prefira um software que gere relatórios detalhados e forneça várias informações sobre as saídas de produtos e os valores das vendas. Dessa forma, você reconhece suas mercadorias estratégicas de maneira muito mais fácil e identifica quais precisam estar em seu estoque.
Outro relatório de extrema importância é o de estoque mínimo, com o qual é possível determinar com clareza os produtos que estão com uma quantidade abaixo da inicialmente estipulada.
Ou seja, uma quantidade mínima necessária para atender um possível aumento de demanda. Portanto, o relatório de estoque mínimo indica o momento certo de realizar novas compras com seus fornecedores, de forma a não deixar itens em falta no estoque.

Lembrete: Com o b2click COM sua empresa realiza as compras dentro das diversas ramificações do varejo, quer seja da forma mais tradicional até as mais complexas existentes, com relatórios e indicadores de curva ABC, por quantidade, valor, lucratividade, dentre outros indicadores. Gerencie suas compras, através de cotações, sugestão automática de compras ou da forma mais tradicional, que é o corpo a corpo com o seu fornecedor. A sugestão de compra pode contar com diversas visões para sua composição, tais como média de vendas por período determinado, comparativos com períodos anteriores, sazonalidades, tempo de entrega e prazos de pagamento. O pedido de compras possibilita uma validação com as notas de entrada respectivas, proporcionando segurança e controle para o setor. Controle saldos de pedidos, promovendo um acompanhamento de todas as fases do processo, garantindo integridade entre o que se pretende adquirir e o que de fato está recebendo.

 

6. Prevenção De Prejuízos
Ao contar com um sistema, você é capaz de saber com exatidão quais mercadorias estão saindo rapidamente, quais estão demorando a sair, qual a frequência de reposição dos produtos e muitas outras informações.
Com esses dados em mãos, é possível prevenir as perdas de produtos. Afinal, você pode identificar o que está causando essas perdas, elaborar procedimentos para que a prevenção vire um hábito de toda a equipe, além de desenvolver ações promocionais para fazer as vendas dos produtos em tempo hábil sem que a empresa ou seus clientes saiam prejudicados.

Lembrete: Uma questão que costuma gerar transtornos e inconsistências no varejo seria o controle de grades de produtos. O b2click COM disponibiliza controle por grade. Cadastre uma grade de produtos informando características diferentes de um mesmo produto, tais como tamanhos e/ou cores, acompanhando as movimentações de estoque e sugestões de compras individualmente.

 

Agora que você já conhece todas as vantagens de possuir um software de controle de estoque, porque não experimentar uma solução completa que atenda às necessidades da sua empresa?
Clique aqui e entre em contato com um dos nossos atendentes, para agendar sua demonstração do nosso sistema.

Tags: ,