Saiba como aumentar a produtividade da sua equipe

Saiba como aumentar a produtividade da sua equipe

24 de abril de 2019 / noticias / Comments (0)

Os desafios no dia a dia de uma empresa não são poucos. Vender mais, fidelizar clientes, entrar na mente do consumidor. Esses são só alguns exemplos do que as empresas buscam, estrategicamente, todos os dias. Além disso, para a empresa funcionar corretamente e ter sucesso, o cotidiano tem, também, as suas dificuldades. Uma delas é como aumentar a produtividade da equipe.

 

Por isso, hoje, nós trouxemos algumas dicas que muito provavelmente vão aumentar a produtividade da sua empresa. Vamos lá?

 

  1. Organize as rotinas

Antes de mais nada, é preciso compreender que a produtividade está diretamente atrelada à organização. Por isso, é fundamental mapear, avaliar, padronizar e otimizar os processos internos. Ao fazer essa análise, a empresa consegue reduzir custos, identificando e eliminando desperdícios, improvisos, retrabalhos, gargalos e atividades que, no fim das contas, não agregam valor. A lógica é simples: por meio de rotinas enxutas e estruturadas, é possível tornar a equipe mais ágil e eficiente.

 

  1. Personalize o treinamento

A produtividade também é proporcional à capacitação dos colaboradores. Por isso é que os programas de treinamento são indispensáveis. Mas, para que qualquer ação nesse sentido seja realmente eficaz e traga o retorno esperado, você deve fazer um levantamento das principais necessidades da empresa, ao mesmo tempo em que procura conhecer o perfil dos profissionais, observando suas habilidades, vocações, ambições e, claro, deficiências. Todas essas informações devem apoiar a criação de um plano de desenvolvimento mais individualizado, que considere a heterogeneidade dos times, para que os resultados demorem menos a aparecer.

 

  1. Prepare as lideranças

O estilo de liderança sempre causa grande impacto na produtividade geral. Por isso, é importante formar verdadeiros líderes, capazes de levar suas equipes a uma performance extraordinária. Aí, conhecimentos técnicos e gerenciais, capacidade de planejamento e execução, poder de decisão e visão estratégica são essenciais. Mas, competências comportamentais também devem ser desenvolvidas, principalmente inteligência emocional, resiliência, humildade, empatia, persuasão e comunicação interpessoal, todas extremamente exigidas no cotidiano corporativo. Além disso, é preciso adotar uma atitude positiva, que inclui bom humor, cordialidade, ética, paciência e otimismo, elementos fundamentais para a manutenção de um ambiente saudável.

 

  1. Defina metas realistas

Uma gestão com foco em produtividade exige transparência. Assim, a estratégia corporativa precisa ser materializada por meio da definição de objetivos macro, que, por sua vez, devem ser transformados em metas individuais e coletivas. E, por mais que tais metas devam ser arrojadas e desafiadoras, precisam, também, ser realistas, alinhadas com os limites de atuação, cargo e experiência de cada profissional. Caso contrário, a iniciativa pode acabar provocando o efeito inverso, resultando na desmotivação do time. Paralelamente, deve-se elaborar um planejamento mais amplo, contemplando projetos, cronogramas, responsabilidades e interdependências, que servirão de guia para o alcance das metas.

 

5. Aperfeiçoe a comunicação

Outra dica de como aumentar a produtividade de qualquer negócio está baseada no aperfeiçoamento da comunicação interna. É essencial compartilhar informações sobre a empresa, o mercado, a concorrência e, em especial, sobre os indicadores de desempenho. Para tanto, use todos os canais internos, desde o tradicional mural de avisos, newsletters e e-mails a aplicativos, softwares e redes sociais corporativas. As reuniões também precisam ser bem exploradas, tanto para esclarecer dúvidas como para encorajar a participação de todos.

 

6. Ofereça boa infraestrutura

Como é de se imaginar, os recursos e a infraestrutura oferecidos pela empresa influenciam diretamente na produtividade da equipe. Assim, é importante criar condições que colaborem para a conquista de resultados excelentes. Em relação ao ambiente, um layout adequado, ergonomicamente planejado, é o primeiro passo. E, ainda nesse setor, estão também os cuidados com a climatização, a iluminação, os ruídos e os deslocamentos. Ultrapassando a questão do local, equipamentos modernos e soluções tecnológicas também são essenciais para garantir entregas com mais qualidade e agilidade.

 

7. Procure ir além

Que tal pensar um pouco fora da caixa? Lembre-se de que as pausas durante o expediente também são importantes para a produtividade do time. Afinal, a sobrecarga de tarefas pode provocar a queda de rendimento, além de aumentar o estresse e a ansiedade. E para potencializar ainda mais os efeitos desse descanso, o ideal é preparar espaços alternativos para os profissionais, como salas de jogos, bibliotecas, jardins abertos ou até mesmo um local para promover exposições de arte! Esses são bons exemplos de novidades que estimulam o convívio e a criatividade, além de aliviar as pressões do dia a dia.

 

8. Estimule a saúde

O estímulo à prática de atividades físicas também é uma maneira eficiente de aumentar a produtividade das equipes. Para tanto, a empresa pode estabelecer parcerias com academias e assessorias esportivas, por exemplo. Essa iniciativa favorece não só a saúde como o bem-estar, a integração e a socialização dos profissionais. Da mesma forma, oferecer opções para uma alimentação balanceada também é uma iniciativa importante. Convênios com lanchonetes e restaurantes que ofereçam cardápios mais saudáveis podem servir como incentivo para a adoção de uma dieta equilibrada.

 

9. Aposte nas recompensas

O que acha de implementar um sistema de recompensas baseado nas metas alcançadas? Assim é possível motivar as equipes a buscar um desempenho diferenciado, por meio do aprendizado contínuo e do comprometimento. Quando a recompensa é coletiva, a colaboração, a ajuda mútua e o senso de complementaridade também são fortalecidos. E existem várias formas de premiar os colaboradores, desde bônus em dinheiro, folgas extras, brindes e presentes até a possibilidade de se ter horários flexíveis ou fazer home office. Mas é a oferta de viagens de incentivo que tem conquistado a preferência dos profissionais. Como essas viagens costumam abranger hospedagem, passeios e ingressos para eventos especiais, são ótimas maneiras de valorizar os times.

 

10. Monitore o clima

As pesquisas de clima organizacional são muito úteis para as empresas, pois permitem uma avaliação mais profunda em relação à eficiência da própria gestão de equipes. Para tanto, é preciso incluir perguntas que envolvam todas as ações direcionadas ao capital humano, englobando os programas de treinamento, as oportunidades de crescimento, o plano de carreira, as políticas de remuneração e benefícios e o relacionamento com o gestor, por exemplo. Com base nas respostas, fica mais fácil identificar os erros, corrigir os desvios e, consequentemente, aumentar a produtividade, melhorando os resultados.

 

Garantir uma maior produtividade de sua equipe pode parecer uma tarefa bem complicada. Mas se você seguir as dicas acima citadas, poderá alcançar ótimos resultados e permitir que todos os seus colaboradores se sintam motivados a contribuir com sua empresa. Lembre-se de que não são apenas cobranças que trarão eficiência para seu time, mas elogios, incentivos, promoções e, principalmente, agradecimentos.

 

Gostou do nosso post? Então compartilha nas redes sociais ou clique aqui e tenha acesso a outros conteúdos relevantes.

Tags: , , , ,